ARARAQUARA REGISTRA DUAS NOVAS MORTES POR CORONAVÍRUS.

 





Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 412 - de 1 de maio de 2021

 


O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 1 de maio de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 


A Prefeitura Municipal, por meio do Comitê de Contingência do Coronavírus do Município, publicou hoje nos Atos Oficiais o decreto municipal nº 12.566, de 30 de abril de 2021, dando continuidade à fase de transição criada pelo Plano São Paulo, do Governo Estadual.

 


O documento, que prorroga o pacto para a retomada segura e responsável das atividades econômicas e sociais do município, começa a vigorar na segunda-feira, dia 3 de maio

 


Todas as regras e normas sanitárias têm como principal objetivo seguir com a flexibilização sem riscos de retroceder no enfrentamento da pandemia. Por isso, continuarão vigorando as ações de controle da taxa de positividade, que não poderá igualar ou ultrapassar os 30% por 3 dias consecutivos, além do monitoramento geográfico do novo coronavírus no esgoto, realização das barreiras sanitárias e aplicação de testes para Covid-19 em estabelecimentos de diferentes setores econômicos e sociais do município.

 


O decreto municipal nº 12.566 pode ser conferido, na íntegra, no site da Prefeitura.

 


Situação epidemiológica

 

 

Araraquara registrou neste sábado mais 67 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 7% de 927 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde e nos setores econômicos e sociais do município. Portanto, agora são 19.080 casos em Araraquara.


 

Do total de confirmados, 380 permanecem em quarentena e 18.311 já saíram. Aguardam resultado de exames 99 amostras.

 


Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 30 de abril, 232 testes em 20 estabelecimentos. Todos foram negativados.

 


Hoje, 194 pacientes estão internados. Destes, 108 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 101 confirmados. E 86 estão na UTI, todos confirmados.

 


Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 65% de leitos de enfermaria e 91% de UTI.

 


Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 40 pacientes, o Hospital São Francisco tem 25 pacientes, o Hospital de Campanha tem 53 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 18 pacientes.


 

Do total de 194 internados, 98 são moradores de Araraquara e 96 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 47 estão em Enfermaria e 49 estão em UTI.


 

Os 96 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (9), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (3), Descalvado (1), Dourado (2), Franca (1), Frutal (1), Gavião Peixoto (3), Ibaté (1), Ibitinga (3), Itápolis (14), Leme (1), Motuca (3), Nova Europa (4), Piracicaba (1), Pirassununga (1), Porto Ferreira (4), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lucia (4), São Carlos (25), Tabatinga (5) e Taquaritinga (1) .

 


Araraquara registrou, até o momento, 389 óbitos decorrentes de Covid-19. Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:


 

Homem de 58 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada em 26 de março.

 


Mulher de 44 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 16 de abril.


 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 


Araraquara já aplicou 74.265 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 46.580 da primeira dose e 27.685 da segunda dose.

 


Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 


As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.