ARARAQUARA REGISTRA 04 NOVAS MORTES POR CORONAVÍRUS

 




Situação epidemiológica



 

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 91 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 22,97% de 396 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 24,66% de 369 amostras, sendo, destas, 91 positivados.

 

Araraquara soma 23.670 casos confirmados de Covid-19.

 

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus emite sinal de alerta máximo na data de hoje. Considerando que a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) ultrapassou 20%, o município alcançou o índice que estabelece o fechamento das atividades econômicas e sociais.

 

O Comitê segue analisando a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações necessárias de enfrentamento da doença. Chama a atenção ainda, na data de hoje, a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos também superior a 20%, o que já colocaria a cidade em estado de alerta.

 

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos e sociais de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar 30% dos indivíduos sintomáticos ou 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas e sociais será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

 

Mais uma vez, o município se encontra em estado de alerta máximo e cabe à população em geral se conscientizar da importância de participar deste enfrentamento, se mantendo longe de qualquer tipo de aglomeração, usando máscara corretamente em espaços públicos, cobrindo nariz e boca máscara corretamente, e respeitando a restrição noturna de circulação.

 

A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas fiscalizando e cobrando o cumprimento das regras e normas previstas no decreto municipal. 

 

Do total de confirmados, 920 permanecem em quarentena e 22.271 já saíram. Aguardam resultado de exames 876 amostras.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 14 de junho, 27 testes, em 5 estabelecimentos, sendo todos negativados.

 

Hoje, 206 pacientes estão internados. Destes, 113 confirmados estão em enfermaria e 93 confirmados estão na UTI.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 70% de leitos de enfermaria e 82% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 45 pacientes, o Hospital São Francisco tem 38 pacientes, o Hospital de Campanha tem 52 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 43 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 16 pacientes.

 

Do total de 206 internados, 117 são moradores de Araraquara e 89 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 39 estão em enfermaria e 50 estão em UTI.

 

Os 89 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (10), Angélica - Mato Grosso do Sul (1), Barra Bonita (3), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (4), Borborema (3), Capivari (1), Costa Rica - Mato Grosso do Sul (1), Curupá (1), Descalvado (1), Dourado (1), Franca (1), Gavião Peixoto (8), Guaraci (1), Guariba (1), Ibaté (4), Ibitinga (2), Itápolis (6), Limeira (1), Matão (1), Morro Agudo (1), Motuca (1), Piracicaba (3), Porto Ferreira (1), Ribeirão Bonito (1), Rincão (6), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (15), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Taquaritinga (1) e Vargem Grande do Sul (1).

 

Araraquara registrou, até o momento, 479 óbitos decorrentes de Covid-19. Os 4 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

 

Homem de 53 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada no dia 10 de junho.

 

Mulher de 94 anos, sem comorbidades, internada em hospital da rede pública no dia 13 de junho.

 

Homem de 47 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública em 28 de maio.

 

Homem de 51 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede privada no dia 6 de junho.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Araraquara já aplicou, até o momento, 111.806 doses, sendo 73.728 da primeira dose e 38.078 da segunda dose.