Duas doses da Pfizer e AstraZeneca protegem contra cepa Delta

 



Duas doses da vacina anticovid da Pfizer/BioNTech ou da Oxford/AstraZeneca são eficazes contra a variante Delta do coronavírus Sars-CoV-2, que é mais transmissível do que as demais, informou na quarta-feira (21) um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine.

A análise teve a base em dados recolhidos pelo instituto de Saúde do Reino Unido no mundo real, que incluíam 20 mil casos da variante Delta.

No caso da Cominarty, da Pfizer, as duas doses foram capazes de prevenir a covid-19 sintomática em 88% dos casos, um pouco menos do que o resultado contra a primeira cepa, a Alfa, que era de 93,7%. Já a Vaxzevria, da AZ, teve uma eficácia de 67% contra os 74,5% contra a Alfa.

Em ambos os casos, porém, a eficácia após apenas a primeira dose despencou e ficou na casa dos 30%.

"Foram notadas algumas diferenças modestas na eficácia das vacinas contra a variante Delta em relação à Alfa após as duas doses. As diferenças são muito marcantes depois de receber apenas a primeira dose. Esses dados dão apoio para os esforços de maximizar a difusão da vacinação completa entre as população vulneráveis", dizem os autores do estudo.

Um estudo recente em Israel, que também tem a população com a imunização avançada, havia apontado uma queda de 30% na eficácia da Cominarty perante à variante Delta. Mas, os dados não foram revisados.

No entanto, as duas vacinas foram criadas para evitar casos graves e mortes pela covid-19 e, até o momento, a eficácia nesses casos continua altíssima. A variante Delta se espalhou pelo Reino Unido de maneira intensa, tornando-se predominante e provocando uma forte onda de novos casos.

Mesmo com 88% da população tendo recebido uma das doses disponíveis e 69,1% com o ciclo vacinal completo, a flexibilização extrema das regras sanitárias e a mutação Delta fazem com que os britânicos tenham uma média de 47,6 mil casos diários - em um nível semelhante ao início do ano.

Fonte:R7