Araraquara 204 anos: é tempo de esperançar

 




Neste 22 de agosto de 2021, Araraquara completa mais um aniversário de sua fundação: são 204 anos de história. Neste último ano, os desafios foram imensos, principalmente pela pandemia da Covid-19, que infelizmente tirou a vida de mais de 500 araraquarenses desde março de 2020. Minha solidariedade às famílias enlutadas.

Graças aos profissionais de saúde, ao apoio da população nas medidas de restrição e ao avanço da vacinação, as últimas semanas registram queda acentuada de casos, internações e óbitos causados pela doença. Isso nos dá esperança de, em breve, conseguirmos retomar nossas rotinas, com muitos cuidados e responsabilidade.

Com a Covid-19 começando a ficar sob controle, nosso próximo desafio é pensar na Araraquara do ‘pós-pandemia’. E isso passa, principalmente, pela geração de empregos e pelo desenvolvimento econômico.

Estamos atraindo grandes investidores, inclusive internacionais, que veem em Araraquara um forte potencial para implantação de seus negócios. Isso movimenta a economia da cidade, gera empregos. É assim que superaremos a crise agravada pela pandemia.

A programação do aniversário de 204 anos de Araraquara tem o tema “É tempo de esperançar”, em alusão ao centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira. Segundo Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera”.

Esse é o nosso sentimento neste ano de 2021: é momento de esperançar por dias melhores. Por dias nos quais poderemos nos reunir de novo, ocupar nossa cidade com alegria, com amor, com sonhos e gratidão. É momento de esperançar o dia que poderemos nos abraçar e, juntos, celebrar a vida.

De minha parte, e de toda a equipe da Prefeitura, vamos continuar trabalhando muito para que nossa cidade seja ainda mais humana, justa, solidária, que respeite todas as suas diversidades e gere muitas oportunidades, principalmente, a quem mais precisa.

Parabéns, Araraquara!

Edinho Silva