Bolsonaro recua e diz: "Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes"

 




O presidente Jair Bolsonaro recuou nesta quinta-feira (9) e divulgou um texto intitulado “Declaração à Nação” no qual afirma que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”.   

O comunicado foi um conselho dado a Bolsonaro pelo ex-presidente Michel Temer, após ambos discutirem a crise institucional deflagrada com o STF e com o Congresso e em meio a uma paralisação de caminhoneiros que ganhou força.   

No último dia 7 de setembro, inclusive, o líder brasileiro disse, em um ato político, que não iria mais cumprir decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, além de ter ameaçado o presidente do STF, Luiz Fux.   

De acordo com o texto, “as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia”.   

Na “Declaração à Nação”, um manifesto de “pacificação”, Bolsonaro alega que a crise institucional é causada por “discordâncias” em relação às decisões de Moraes e afirma que essas questões “devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal”.   

Bolsonaro elenca 10 itens na nota e ressalta que suas palavras, “por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.   

Apesar de ter feito vários ataques ao STF, o presidente enfatizou que sempre esteve “disposto a manter diálogo” com os demais poderes da República. “Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles”, escreveu.   

Segundo Bolsonaro, “no instante em que o país se encontra dividido entre instituições” é seu “dever, como presidente da República, vir a público”, além de reiterar seu respeito pelas instituições, forças motoras que ajudam a governar o país.   


Fonte:istoe