Em Sumaré, família percebe troca de cadáveres de mulheres em velório

 



Duas mulheres que faleceram na terça-feira (21) tiveram seus corpos trocados pelo Grupo Serra Funerárias. O erro só foi percebido durante o velório de uma delas, nesta quarta-feira (22) em Sumaré. O corpo da outra mulher foi enterrado sem que os familiares percebessem o engano.

Troca dos cadáveres foi percebida durante o velório de Maria Aparecida Cardoso – Foto: Reprodução

A família da aposentada Maria Aparecida Cardoso, de 74 anos, notou a troca no momento do velório, que ocorreu às 9h de ontem, na Avenida da Amizade.

O grupo funerário admitiu o erro e explicou que no dia 21 tinha duas ordens de serviço, uma para a retirada de um corpo no HES (Hospital Estadual Sumaré) de uma idosa de 74 anos e o segundo seria liberado na UPA Makarenko, de uma falecida de 71 anos.

Relatou ainda que por meio do circuito interno de vídeo no laboratório da empresa, foi observado que houve um erro de procedimento, ocasionando a troca de corpos.

Segundo a empresa, o corpo de Maria Aparecida, que morreu por complicações da Covid-19, foi retirado no Hospital Estadual de Sumaré (HES) e estava identificado com uma etiqueta em que continha seu nome, data de falecimento, horário e hospital de origem.

Já o corpo da idosa de 71 anos que morreu na UPA estava com uma “etiqueta em branco e um papel solto com a identificação”. Esta situação, segundo o grupo, favoreceu a troca dos cadáveres. Ainda assim, a funerária reafirma a sua falha nesta situação e diz que está “fazendo o possível” para reduzir os danos.

Segundo informações da SSP (Secretária de Segurança Pública), o corpo de Maria Aparecida foi devolvido ao hospital e foram solicitados exames ao IML (Instituto Médico Legal). O outro cadáver passará por exumação para confirmar a identidade. O caso foi registrado como destruição, subtração ou ocultação de cadáver pelo 2º DP de Sumaré.

Em nota, o Grupo Serra admitiu o erro, se solidarizou com as famílias e se colocou à disposição para amenizar o transtorno causado.

“O Grupo Serra lamenta profundamente o ocorrido e compromete-se integralmente com os esclarecimentos deste caso, cujas conclusões dependem de informações ainda a ser levantadas pela análise feita a partir do inquérito policial em curso. Sabemos ser imensurável o sofrimento causado e nos colocamos inteiramente à disposição para receber as famílias. A família Serra está profundamente solidária, prestamos toda nossa solidariedade às famílias, pedimos sinceras desculpas”, diz o texto.


Fonte: O LIBERAL