Nova Zelândia registra 1ª morte por covid-19 após mais de 6 meses

 



A Nova Zelândia registrou neste sábado (4) a primeira morte em decorrência da covid-19 em mais de 6 meses, com a morte de uma mulher com mais de 90 anos, informou o Ministério da Saúde do país, que desde meados de agosto tenta eliminar um novo crescimento de casos.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, lamentou a perda - 27ª fatalidade por  covid-19 no país desde o início da pandemia - e ressaltou que a primeira morte, desde 16 de fevereiro, é uma "triste lembrança" da importância das medidas de contenção do vírus.

O governo da líder trabalhista confinou os mais de 5 milhões de habitantes de todo o país no dia 17 de agosto após detectar um caso de transmissão comunitária na cidade de Auckland, o primeiro desde 28 de fevereiro passado.

As medidas foram relaxadas após duas semanas, exceto para a cidade de Auckland (a mais populosa com 1,7 milhão de habitantes), que permanece confinada por ser o epicentro do atual surto, do qual 20 casos foram detectados neste sábado, número que confirma o tendência de queda dos últimos dias.

A Nova Zelândia, que é um dos países desenvolvidos com a menor taxa de vacinação, foi reconhecida mundialmente por seu manejo eficaz da pandemia, que consistia no fechamento de suas fronteiras e na realização de confinamentos duros e precoces.

Desde o início da pandemia, o país oceânico registrou 3.392 casos de covid-19 e 27 mortes.

Fonte:R7