Araraquara terá Casa SP Afro Brasil em parceria com o Governo do Estado

 




O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou oficialmente neste sábado (13) que Araraquara será um dos municípios que sediarão a Casa SP Afro Brasil. A divulgação foi feita no Memorial da América Latina, na capital paulista, durante o Fórum SP Afro Brasil 2021.

A unidade será implantada na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, na Vila Xavier, em terreno cedido pela Prefeitura. As obras serão de responsabilidade do Governo do Estado. Será mais um espaço para a construção da igualdade racial e o combate ao racismo na cidade, já que Araraquara possui o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”.

Representando Araraquara, estiveram presentes no evento o prefeito Edinho; a vereadora Thainara Faria (PT) e o vereador João Clemente (PSDB), representando a Câmara Municipal; a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo; e a equipe do Centro Afro.

Além de Araraquara, as cidades de São Paulo, Barretos, Carapicuíba, Jundiaí e Cubatão também foram contempladas com a Casa SP Afro Brasil, que é vinculada ao Centro de Equidade Racial do Estado de São Paulo.

“Agradeço muito ao governador João Doria e ao secretário-executivo do Centro de Equidade Racial, Ivan Lima, por terem escolhido Araraquara. Nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária, sem preconceito e discriminação, ganha ainda mais força com essa parceria”, afirma o prefeito Edinho.

A Casa SP Afro Brasil é uma iniciativa do Governo do Estado para implantar equipamentos destinados ao reconhecimento e à valorização da história e cultura afro-brasileiras, além da promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, cidadania e enfrentamento ao racismo.

Também participaram do evento diversos secretários estaduais, representados por Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional); a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB); o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB); entre outras autoridades.