Confusão em show nos EUA deixa ao menos 8 mortos e vários feridos

 



Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após uma confusão no festival de música Astroworld, em Houston, no Texas (EUA), na noite de sexta-feira (5), segundo as autoridades e a imprensa locais.

"A multidão começou a correr e se aglomerar na parte em frente ao palco. Isso criou um movimento de pânico que deixou muitas pessoas feridas", disse o coordenador do corpo de bombeiros de Houston, Samuel Peña, em uma coletiva de imprensa.

"Temos ao menos oito pessoas falecidas nesta noite e várias outras feridas", afirmou ele. Pelo menos 17 pessoas foram levadas ao hospital, das quais 11 tinham sofrido parada cardíaca, segundo Peña.

Os sobreviventes descreveram cenas caóticas, com pessoas pisoteadas e outras lutando para respirar, de acordo com o jornal local Houston Chronicle.

"Tivemos de nos abraçar para evitar que nos separassem", disse um sobrevivente. "Se você soltasse, você pode facilmente se perder."

Outro espectador citado pelo jornal descreveu como teve de carregar um homem que estava caído sobre as barreiras de proteção no local e que em seguida viu os paramédicos tentando uma técnica de ressuscitação nele.

Além disso, mais de 300 pessoas saíram feridas ao longo de todo dia no evento, incluindo algumas com pequenos arranhões e hematomas, de acordo com as autoridades.

Cerca de 50 mil pessoas compareceram ao festival Astroworld, segundo os organizadores. O acidente grave aconteceu durante o show do rapper norte-americano Travis Scott, que parou a apresentação várias vezes quando viu o corre-corre., segundo o Houston Chronicle.

A polícia de Houston investiga a causa do incidente usando as imagens de segurança gravadas no NRG Park, local do evento, complexo que abriga um estádio de futebol americano e um de beisebol.

Algumas cenas que circularam por redes sociais mostram dezenas de pessoas correndo na direção da entrada, enquanto os guardas do local pareciam incapazes de conter o fluxo.

Também é possível ver diversas pessoas caindo e derrubando detectores de metal na entrada do complexo, mas não está claro se o incidente está relacionado às mortes.

Uma noite "extremamente trágica"

O chefe da polícia local, Larry Satterwhite, descreveu que "em poucos minutos, tivemos de repente diversas pessoas caídas no chão com algum tipo de parada cardíaca".

Logo após o ocorrido, os policiais se reuniram com os organizadores do show e o evento foi encerrado. As apresentações que aconteceriam neste sábado também foram canceladas.

"Nossas orações estão com a família do Festival Astroworld esta noite, especialmente com os que perdemos e seus entes queridos", disseram os organizadores na conta do evento no Instagram. "Nosso foco agora é ajudar as autoridades".

O Astroworld é um festival de música criado pelo próprio Travis Scott, em 2018. O rapper de 29 anos, que tem um filho com a modelo Kylie Jenner, se tornou conhecido em 2013 e teve seis indicações ao Grammy.

Durante o fim de semana também estavam programados shows como os dos rappers Chief Keef e 21 Savage e do grupo de rock australiano Tame Impala.

Durante o show de Scott, no fim da noite de sexta, também subiu ao palco o astro canadense do rap Drake.

Fonte:R7