Contratação de temporários cresce 31,5% e supera nível pré-pandemia

 



O número de contratação de trabalhadores temporários no Brasil aumentou 31,5% neste ano e já supera os níveis pré-pandemia. De janeiro a agosto, foram registrados 1.768.889 admissões, diante de 1.344.680 no mesmo período do ano passado.

Em relação aos oitos primeiros meses de 2019, quando foram contratadas temporariamente 917.321 pessoas, o aumento é quase o dobro (92,8%), segundo levantamento obtido pelo R7 na Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).

A expectativa é que essa alta permaneça até o fechamento do ano, já que as vagas temporárias oferecidas no último trimestre têm previsão de crescimento de 20% com a Black Friday e o Natal.

"O período de pandemia criou uma situação de insegurança e emergência nas empresas, e o trabalho temporário é a melhor modalidade de contratação para esse cenário, já que pode ser utilizada como solução por diversos setores e em qualquer nível de ocupação", afirma o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu.

A entidade afirma que nos últimos meses do ano devem ser disponibilizadas mais de 565 mil vagas temporárias, diante das 471.300 vagas no mesmo período de 2020. "Trata-se de uma projeção cautelosa devido à insegurança econômica que as empresas ainda enfrentam por causa da pandemia da Covid-19", avalia Abreu.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o retorno dos consumidores às ruas, as projeções são otimistas para o fim do ano. De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Natal de 2021 deverá ser o melhor dos últimos anos na criação de vagas temporárias. A entidade estima que sejam contratados 94,2 mil trabalhadores no setor para atender ao aumento sazonal das vendas de fim de ano. 

Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) também prevê elevação da oferta de vagas temporárias para o comércio em pelo menos 80 mil postos de trabalho entre os associados da entidade até o fim do ano. Além disso, cerca de uma em cada quatro empresas (23%) planeja contratar temporários nos últimos meses de 2021 para auxiliar no fluxo de vendas do Natal, segundo pesquisa divulgada pelo site Empregos.com.br.

Desconfiança

Para o economista Josilmar Cordenonssi, professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a alta do número dos temporários é um reflexo da desconfiança das empresas com relação à retomada firme da economia.

"Além da sazonalidade por causa do fim do ano, a reabertura também está acontecendo, principalmente no setor de serviços, restaurantes e bares. Isso faz com que ocorra uma demanda por trabalhadores não permanentes, para suprir essa sazonalidade", explica Cordenonssi.

O economista também afirma que, ao mesmo tempo, a lei trabalhista deu maior segurança jurídica à contratação de temporários. "As empresas tiveram uma certa curva de aprendizado nisso e estão apostando nessa via de contratação, evitando ao máximo contratar trabalhadores permanentes."

Segundo ele, muitas empresas, como bares, restaurantes e até o comércio de rua, sofreram bastante ao longo da pandemia e não têm caixa para apostar em contratação pela CLT, porque o custo, em caso de demissão, é maior, além de a demissão de temporários não exigir aviso prévio nem adicional de 40% do FGTS. "Então, é uma maneira de voltar às atividades sem se comprometer com custo alto caso a economia não retome mesmo", avalia. 

Como se candidatar

Para conquistar uma oportunidade temporária, de acordo com a Asserttem, o trabalhador precisa mostrar o que pode oferecer à empresa em termos de competência e experiência profissional, já que as organizações buscam profissionais responsáveis e comprometidos com o negócio.

"Uma dica é que o profissional entenda quais são as suas habilidades e busque uma empresa alinhada ao seu perfil, já que os contratantes procuram pessoas com disponibilidade e engajamento para o trabalho, dedicadas e com vontade de aprender", afirma a associação.

Por meio do site da Asserttem (asserttem.org.br) é possível acessar agências oficiais de trabalho temporário registradas no Ministério da Economia. Outros sites que divulgam vagas são:

bne.com.br
br.indeed.com
catho.com.br
empregos.com.br
employer.com.br
infojobs.com.br
luandre.com.br
vagas.com.br

Fonte:R7