Escadaria de entrada da Câmara ganha decoração antirracismo

 





Nesta terça-feira (9), às 14h30, será inaugurada a decoração antirracista que foi estampada na escadaria de entrada da Câmara Municipal de Araraquara. A ação abre a programação intitulada “Araraquara, a Morada do Sol e não do Racismo”, que oferecerá atividades do Novembro Negro, em alusão ao Mês da Consciência Negra. O projeto é realizado pela Prefeitura de Araraquara, através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, e o tema vem sendo desenvolvido pela pasta com o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural existente, bem como o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços.

Para além de despertar para reflexão, a ideia da programação é envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade, da cultura afro-brasileira, onde a verdadeira história seja contada e protagonizada por quem é de direito, a comunidade negra.

Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, explica como surgiu a ideia de estampar a escadaria. “Considerando a importância em dar visibilidade à luta antirracista, sugeri a algumas instituições públicas e privadas que, durante o mês de novembro, pudessem expressar através de adesivos, banners, faixas, em seus respectivos espaços, podendo ser nas escadas, fachadas e pilares para impactar diretamente o despertar e o alerta para o enfrentamento ao racismo, bem como mudanças de hábitos racistas”, destaca.

Ela relata que a iniciativa contou prontamente com o apoio da Câmara. “Entendemos que exercícios como esses são diários, porém temos um mês específico no calendário negro para direcionarmos as atividades de forma ampla e que resulta em uma atenção maior. Então a conversa com o presidente da Câmara, Aluísio Braz, o Boi, resultou na decoração da escadaria e foi aceito de imediato, dando ênfase na importância em ter um espaço central somando nessa luta. Ele tão logo concordou e já fez o convite para o uso na Tribuna Popular para divulgarmos a programação do mês”, acrescenta.

Alessandra também menciona o conceito que envolve o nome ‘Araraquara, a Morada do Sol e não do Racismo’. “O nosso slogan remete à reflexão para uma cidade antirracista, onde possamos juntos caminhar para uma sociedade de oportunidades iguais”, completa.    

Programação engajada

A programação conta com diversas atrações que visam reforçar que a participação de todos é fundamental para que se compreenda que só alcançaremos uma sociedade antirracista a partir do momento que cada um fazer sua parte. Na próxima quinta-feira (11), às 19h, será realizada a live de abertura em parceria com a Comissão da Igualdade da OAB, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura. A atividade contará com a participação da Drª Mylene Pereira Ramos Seidl, advogada consultora palestrante, especialista em Diversidade e Igualdade.

A agenda será composta ainda com a assinatura da Casa SP Afro Brasil para Araraquara no Memorial da América Latina, em São Paulo (dia 13), palestra na Escola Estadual João Batista de Oliveira (dia 17), entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares (dia 17), Fórum “Meio ambiente e Religiosidades Africanas” (dia 18), 15ª Marcha da Consciência Negra (dia 20), Black Family Party (dia 20), apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema “Centro de Referência Afro Mestre Jorge” (dia 22), palestra “Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência” (dia 24), show com Décio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28) e Dia do Samba – “Aplausos à todos os sambas” (dia 3 de dezembro).


A programação completa com datas, locais e participantes será divulgada nos próximos dias nas redes sociais da Prefeitura. Os shows de Décio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela própria Prefeitura, por isso a entrada será por adesão, com informações que também serão divulgadas nos próximos dias.