Prefeitura zera fila de castração de animais em Araraquara

 





A Prefeitura de Araraquara, através da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, zerou a fila de castração de animais na cidade. O município atendia até o mês passado um total de 187 castrações por mês e em novembro passou a disponibilizar 260 vagas, após a assinatura de um novo contrato com o Canil Siciliano, empresa terceirizada que já realizava o serviço anteriormente.

A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, destaca que o trabalho deve continuar. “Tínhamos uma fila e conseguimos zerá-la. Agora estamos com vagas sobrando e precisamos continuar castrando”, aponta.

Segundo ela, a castração é uma medida que resulta em diversos benefícios aos animais. “A castração previne várias doenças, entre elas o câncer de mama e a piometra na fêmea e o câncer de próstata no macho. Diminui a demarcação de território e aquele instinto de ficar fugindo também melhora, além de fazer um controle populacional, pois evitamos mais animais nas ruas. Os animais também são chipados, ou seja, os tutores ficam com o cadastro no chip do animal e, no caso de qualquer intercorrência, esse tutor é identificado e devidamente responsabilizado”, acrescenta a coordenadora.

Vale destacar que algumas raças não são castradas pela Prefeitura por conta da anestesia. “São raças braquicefálicas [animais com o focinho achatado] como shih tzu, buldogue, pug, por exemplo, e outras como husky siberiano, pastor alemão e golden retriever. A prioridade da castração é dos vira-latas e a castração é feita em cães de até oito anos de idade”, completa Carol.

Para fazer a castração de seu animal, o interessado deve levar cópia de RG, CPF, comprovante de endereço e o comprovante de renda, que deve ser de até três salários mínimos. O cadastro pode ser feito de segunda a sexta-feira no Paço Municipal, das 9h30 às 16h30, ou no Parque do Pinheirinho, das 07h às 15h.