Senai completa 50 anos e recebe Diploma de Reconhecimento Público da Câmara Municipal

 




No ano em que comemora 50 anos de sua fundação, a Escola Senai “Henrique Lupo” foi homenageada com o Diploma de Reconhecimento Público (Decreto nº 1.109/2021) pela Câmara Municipal de Araraquara. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa de Leis na tarde da sexta-feira (12), seguindo todas as medidas de segurança sanitária preconizadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara e com número reduzido de convidados.

A iniciativa foi da Mesa Diretora do Legislativo, após indicação da vereadora Fabi Virgílio (PT). “Estamos vivendo um ano muito simbólico para Araraquara. Tivemos 100 anos da Fábrica de Meias Lupo e 50 anos do Senai. E foi graças à doação de uma área da família Lupo que o Senai pôde se achegar na cidade e se consolidar como um grande centro de difusão de conhecimento e de formação de profissionais com alto gabarito. Reconhecimento mais do que justo de uma instituição que sempre nos engrandece”, afirmou a parlamentar.

Para o presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), o Senai simboliza uma mudança para os jovens “para que eles possam, junto com a nossa cidade e com as empresas que vierem, ajudar Araraquara a crescer, se desenvolver e gerar emprego”.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), além de reconhecer o trabalho do Senai, trouxe boas notícias para a entidade. “É um projeto de ampliação que vai engrandecer e ampliar os cursos. Araraquara e região só vêm a ganhar com isso.”

“Com a ampliação, vamos fazer com que os espaços melhorem, os laboratórios fiquem maiores, novas tecnologias serão colocadas, e possamos, a cada dia, atender melhor a população, a indústria e todos aqueles que necessitarem da nossa ação”, enfatizou o diretor da instituição, Paulo Sassi.

Os vereadores Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas) e Guilherme Bianco (PCdoB) também falaram sobre a importância do Senai. Participaram da solenidade, ainda, os parlamentares Paulo Landim e Filipa Brunelli, ambos do PT, além do coordenador executivo de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes, e de representantes do Senai.

Escola Senai “Henrique Lupo” 

No ano de 1963, a família Lupo decidiu doar ao Senai de São Paulo um terreno de 18.274,40 m² no bairro Quitandinha, na cidade de Araraquara, para a construção de uma escola de aprendizagem industrial. Após a execução do projeto da obra, em 28 de maio de 1971, foi inaugurada a Escola Senai “Henrique Lupo”, um marco para Araraquara.

Nesses 50 anos, a escola formou profissionais que buscavam atender às demandas e às necessidades das empresas, que exigiam mão de obra especializada, nos seus mais diversos setores. Desde então, os cursos de qualificação da Escola “Henrique Lupo” são sinônimo de qualidade e abrem portas ao mercado de trabalho.

Atualmente, a escola atende as áreas de alimentos, automação, aeronáutica, automobilística, construção civil, eletroeletrônica, eletromecânica, gestão, logística, madeira e mobiliário, metalurgia, metalmecânica, refrigeração, segurança do trabalho, tecnologia da informação e vestuário.