Banda de Catanduva se apresenta neste domingo (19) às 19h, na eclética grade de shows do Alternatal 2021

 




O Alternatal 2021 apresenta uma grande variedade de estilos musicais e, entre eles, a banda Pente Redondo traz uma mistura interessante de Pop e Reggae que promete agradar ao público que deve prestigiar o festival neste domingo (19). Em sua primeira edição presencial depois de dois anos, o Alternatal conta com quatro dias de festival com nomes que vão do chorinho ao grindcore, espaço para artesãos e food trucks. O ingresso é um brinquedo doado (revertido para o Fundo Social de Solidariedade) e a carteirinha de vacinação completa.

O Imparcial conversou com os integrantes da Pente Redondo, que contaram que a banda foi formada em 2013 por um grupo de amigos em Catanduva (SP), com o objetivo de levar o melhor Pop/Reggae para todos os ouvidos do Brasil. E a banda tem muita estrada e história pra contar tendo dividido palcos com bandas como Braza, Maneva e Machete Bomb em diversas cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Votuporanga, Araraquara, São Carlos, Adamantina, Piracicaba, Franca, Botucatu, entre outras. O grupo lembra que também faz a festa em festivais, casamentos, formaturas e baladas, sem distinção.

A banda, formada por Luís Camarão Fuzile (voz), Guilherme Pretti (guitarra/voz), José Alves (baixo/voz) e Guilherme Sanches (bateria/voz), tem um repertório bem diversificado que conta com músicas próprias e com bastante identidade musical. “A ideia é apresentarmos um formato único de show mesclando músicas autorais com novas interpretações para canções consagradas pelo tempo e também para músicas do momento, tanto nacionais, quanto internacionais, procurando sempre manter a própria essência e identidade musical. Sendo assim, as influências correm desde Alceu Valença a Bruno Mars, de Bob Marley a Charlie Brown, de Jorge Ben a Red Hot Chilli Peppers, enfim, é uma mistura diferente”, conta o vocalista Luís Camarão Fuzile.

Momento único

A reportagem perguntou como a banda via a primeira participação no Alternatal, em Araraquara. “Apesar de já termos tocado várias vezes em Araraquara, inclusive no Inter de 2018, o Alternatal tem um significado completamente diferente. Nesse momento de superação da pandemia vemos um momento único, emocionante, na nossa trajetória de união de uma classe artística com um objetivo altruísta. É sem dúvida o maior evento solidário que já participamos”, disse Luís.

Música autoral

No começo da pandemia, em 2020, a Pente Redondo lançou seu primeiro EP autoral “Solta o Reggae” com quatro músicas e, agora em 2021, lançou o segundo EP “Lar”, com outras quatro canções, cuja temática gira em torno da quarentena e foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura na pandemia por meio de edital.

Mensagem da banda

Para Luís, a mensagem que a banda procura passar é sobre amor, sempre amor. “Criar conexões, momentos intensos e verdadeiros que fiquem na história de cada um que escuta uma letra ou assiste a um show. Esse é o nosso legado”.

Apresentação marcante

A banda considera que todas as apresentações têm algo de marcante. “Toda apresentação é importante de maneira particular. Acredito que existam diversos momentos de diversos shows que ficaram eternizados mais do que apenas uma apresentação por si só. Seja quando um grupo de amigos se abraça e canta junto em uma festa universitária, seja quando uma família inteira dança como nunca em uma formatura, seja nas participações especiais de amigos pelas baladas afora. Todo show é um marco, de certa maneira”, acredita o vocalista.

 

Paz e amor

Questionados onde gostam de tocar, os integrantes responderam que: “Essa é a pergunta mais fácil, gostaríamos de tocar em todos os lugares! A meta é criar músicas e produzir shows que possam exprimir nossas verdades com muita paz e muito amor. Que isso nos leve onde tiver que levar”, finalizou.