Brasil fica na 26ª posição no ranking mundial de variações do PIB

 



Um ranking da consultoria Austin Rating que leva em conta a variação percentual do PIB (Produto Interno Bruto) coloca o Brasil em 26º lugar no mundo no terceiro trimestre de 2021.

Nesta quinta-feira (2), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que entre julho e setembro deste ano a economia nacional encolheu 0,1%.

Segundo a Austin, que levou em consideração 33 grandes economias do mundo, a queda no período põe o Brasil em uma das últimas posições, atrás de nações que também foram duramente atingidas pela pandemia de Covid-19.

Acima do Brasil, todas as 25 nações da lista tiveram PIBs positivos. 

No ranking, liderado pela Arábia Saudita, com 5,8% de avanço na produçao de riquezas, os Estados Unidos, país com maior número de casos e mortes por Covid, aparecem na 10ª colocação, com 2,1% de elevação. A China, primeira nação a detectar o novo coronavírus, vem em 21º, com PIB positivo de 0,8%.

A Austin também fez o ranking comparando os dados do terceiro trimestre de 2021 com os do mesmo período de 2020. Nesse caso, o Brasil fica com o 18º lugar, empatado com Canadá e Coreia do Sul, os três com 4% de aumento.

O Chile, nessa mesma comparação, é o primeiro da lista, com 17,2% de elevação do PIB em um ano.

Fonte:R7