Programa de inclusão para população idosa é indicado ao Executivo

 




A vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou na quinta-feira (9) a Indicação nº 5.419/2021, que sugere a criação de um programa de complementação de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.

A parlamentar teve como referência a Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu os anos de 2021 até 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, tendo como objetivo reunir esforços para realizar ações que melhorem a qualidade de vida e o acesso de idosos ao mercado de trabalho e financeiro e a outros bens e serviços, como educação, habitação, cuidados, proteção social e informação.

Fabi pontua ainda que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), apesar de ter consciência do envelhecimento populacional, ainda não desenvolveu ações concretas voltadas para a população idosa, que cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Seguindo o exemplo de outros projetos da Prefeitura, como o Programa Jovem Cidadão, a vereadora espera que uma ação seja feita para garantir aos idosos uma velhice ativa e digna. “É necessário se criar programas para incluir os idosos em atividades que promovam dignidade e resiliência. A atividade laboral é uma das maneiras de cuidar dos nossos idosos. A cidade precisa estar preparada para o envelhecimento populacional”, finaliza.