Mau cheiro em avião faz tripulação usar máscaras de oxigênio e faz pouso forçado

 ,




O voo a ser cumprido era o U2-4441 de Lyon, na França, para o Porto, em Portugal, programado para decolar às 7h25 da manhã da última sexta-feira (21), o Airbus A320-200 da Easyjet Europe, de registro matrícula OE-IJI, saiu com menos de 15 minutos de atraso.

Foto: Wikimedia Commons

A viagem ocorreu sem anormalidade até pouco antes do procedimento de descida para a cidade portuguesa, quando o A320 estava no nível de voo FL 390.

Foi quando a tripulação notou um odor forte e não identificado, tanto na cabine de passageiros quanto no cockpit. O comandante e o primeiro-oficial usaram suas máscaras de oxigênio e iniciaram a verificação nas listas para possíveis problemas relacionados ao odor estranho.

O cheiro estava tão intenso que causou náuseas na tripulação. Apesar do desconforto, o pouso ocorreu em segurança na pista 17 do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, cerca de 30 minutos depois do início da ocorrência, de acordo com o Aviation Herald.

Já em solo, com as portas e porões da aeronave abertos, o odor desapareceu e a tripulação se recuperou do mal-estar. O avião permaneceu em terra no Porto por cerca de 6h15. As causas do incidente ainda não foram divulgadas.