Técnica de enfermagem confunde vacinas e aplica frasco inteiro de Pfizer em bebê de seis meses






Uma bebê de seis meses foi parar no hospital depois de receber, por engano, uma dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em Altinópolis. A criança foi atendida em uma unidade de saúde da cidade e deveria tomar a vacina polivalente, mas a técnica e enfermagem confundiu as vacinas e aplicou a errada na criança.


O caso aconteceu em 17 de janeiro e, de acordo com informações da família, a mãe havia levado a filha para tomar a pentavalente, que previne contra coqueluche, meningite, tétano e hepatite. O erro ocorreu, de acordo com a profissional, por conta da cor da tampa das vacinas, que é a mesma.


Depois que o erro foi percebido, a criança foi levada ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde passou cinco dias internada. Ela recebeu alta na última sexta-feira (21) e passa vem, segundo a família.  


Outro lado


Procurada, a Secretaria de Saúde de Altinópolis confirmou o erro e declarou que a criança segue sendo observada. Também foi aberto um processo administrativo para apurar o erro cometido pela profissional.


“Por um equívoco da técnica de enfermagem, a criança foi vacinada com o imunizante da Pfizer. A secretaria, de pronto, tomou todas as medidas necessárias encaminhando a criança para avaliação médica no hospital da misericórdia local e, após, para o HC Criança, onde permaneceu internada para monitoramento até o dia 21 de janeiro”, afirmou.


Ainda segundo a prefeitura, a criança permanece bem e continua sendo acompanhada pela equipe de saúde do município. “Toda a ocorrência foi comunicada ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e foi aberto processo administrativo para apurar a conduta da técnica de enfermagem”, disse a administração, em nota. (Portal Thathi)