Bebê de 1 ano e 4 meses morre em fila de espera na UTI com Covid-19

 




A criança deu entrada na unidade com suspeita de pneumonia

Um bebê de 1 ano e 4 meses morreu enquanto esperava por um leito de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal. O menino, cujo teste acusou positivo para Covid-19, faleceu na segunda-feira (31/1), no pronto-socorro do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá. As informações são do site Metrópoles.

O bebê sofreu parada cardiorrespiratória, com tentativa de reanimação por 40 minutos. Apesar de todos os esforços protocolares da equipe médica, a criança não resistiu. | Foto: Ilustrativa 

A Secretaria de Saúde confirmou à Grande Angular o óbito da criança. A pasta informou que a morte do bebê ocorreu devido a um quadro respiratório agudo. O resultado positivo para Covid saiu nesta terça-feira (01/02).

A criança deu entrada na unidade na madrugada do dia 31 de janeiro com suspeita diagnosticada de pneumonia. Recebeu tratamento com antibióticos e iniciou a oxigenação, via cateter nasal, respondendo bem. No decorrer do tratamento, o quadro evoluiu com instabilidade respiratória, motivando a mudança de suporte respiratório para ventilação não invasiva”, disse a pasta.

A Secretaria de Saúde do DF afirmou que a equipe médica inseriu a criança na fila da regulação de leitos, com classificação de Prioridade 2, indicada para pacientes que necessitam de suporte ventilatório, no entanto, sem intubação. Segundo a pasta, o menino já estava recebendo a ventilação não invasiva e o suporte clínico de acordo com a sua necessidade, apesar de não ter ido para uma UTI.

Às 18h de ontem [segunda-feira], a criança apresentou piora abrupta em seu quadro clínico e continuou recebendo acompanhamento médico. Porém, sofreu parada cardiorrespiratória, com tentativa de reanimação por 40 minutos. Apesar de todos os esforços protocolares da equipe médica, a criança foi a óbito. A pasta lamenta o ocorrido, reafirma as boas práticas e ressalta que não houve desassistência à criança”, disse.

A ocupação de leitos pediátricos UTI e UCI, destinados a tratamento contra Covid-19, no Distrito Federal, chegou a 100% nessa terça-feira. As unidades adultas estavam 95,41% ocupadas até o início da noite.

Também nessa terça-feira, a Secretaria de Saúde informou a abertura de mais leitos. Serão 20 de UTI no Hospital Regional do Gama, seis unidades pediátricas no Hospital da Criança e 10 leitos na estrutura acoplada ao Hospital Regional de Samambaia.