Adolescente de 16 anos de Franca-SP é preso suspeito de hackear site da Anvisa e atos cibernéticos

 




O adolescente fazia parte de uma quadrilha que realizou ataques a prefeituras, portais governamentais e sites de universidades da Ucrânia em atos pró Rússia.

Um adolescente de 16 anos, foi preso por agentes do GOE (Grupo de Operações Especiais) em sua casa no Residencial Palermo, em Franca-SP. As informações são do GCN Net.

Policial averigua computador apreendido no Ceará, onde também ocorreu a operação | Foto: Polícia Civil do Ceará/Divulgação

O jovem é suspeito de derrubar o site da Anvisa (Agência Nacional de  Vigilância Sanitária) e de outros portais governamentais.

Além do adolescente, outras pessoas foram detidas suspeitas de atacarem ciberneticamente os sites do TCE-Ceará (Tribunal de Contas do Ceará), de prefeituras e de universidades da Ucrânia em atos pró Rússia, além de sites governamentais da Indonésia.

O jovem de Franca foi levado para a CPJ (Central de Polícia Judiciária) onde foi ouvido e posteriormente liberado. Para os policiais, o jovem disse que fazia os ataques por diversão.

O celular e o notebook do jovem hacker foram apreendidos. Todos os envolvidos na operação tiveram apreensões de equipamentos.

No Ceará, policiais conduzem adolescente suspeito de hackear sites detido no Ceará na mesma operação. | Foto: Polícia Civil do Ceará/Divulgação

A "Operação Traceable", palavra em inglês que significa "Rastreável", foi comandada pela Polícia Civil do Estado do Ceará e aconteceu simultaneamente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Ainda segundo a Polícia Civil, os suspeitos poderão responder pelos crimes de invasão de sistema informático, perturbação, interrupção de serviço telemático e associação criminosa. 

O ataque ao site da Anvisa, de autoria do grupo alvo da operação, ocorreu no dia 24 de novembro de 2021. Durante o dia, o site ficou fora do ar e apresentou instabilidades. Nesse mesmo dia, brasileiros no exterior relataram dificuldades para preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) no site do órgão.