Título de Cidadão Araraquarense para Mello Araújo é rejeitado

 




A Câmara Municipal de Araraquara rejeitou, nesta terça-feira (05), projeto de decreto legislativo que pretendia entregar o título de Cidadão Araraquarense ao presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo.


Assinada pelo vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), a proposta ressaltava que o coronel foi fundamental para a realização de evento filantrópico promovido pelo Governo Federal com apoio do Exército, em 29 de abril de 2021, com a distribuição de cestas com itens de hortifrúti.

Na oportunidade, segundo o documento, a ação atendeu e beneficiou mais de 20 mil pessoas e 40 entidades assistenciais de Araraquara. Após essa iniciativa, Mello Araújo concedeu entrevistas onde afirmou que viu uma "Venezuela" na cidade e ouviu relato na fila de que araraquarenses "comeram gatos para não passar fome".

A afirmação foi desmentida pela Prefeitura, mas desde então vem sendo utilizada por grupos que defendem o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para criticar as restrições sanitárias adotadas por prefeitos e governadores no enfrentamento da pandemia da covid-19.


Durante votação secreta da Câmara Municipal, o projeto de decreto legislativo teve a votação prejudicada, uma vez que precisava de no mínimo 12 votos para aprovação e obteve nove. Estiveram ausentes do encontro Paulo Landim (PT), Aluísio Boi (MDB) e Edson Hel (Cidadania).


Por se tratar de votação de honraria, a sessão que discutiu o mimo para Mello Araújo foi secreta, sem transmissão pela TV Câmara ou redes sociais. Essa prática é prevista em regimento e realizada para todas as discussões do tipo, independente da figura.


Com isso, não foi informado como cada vereador votou. O sistema da Casa de Leis informou apenas que 15 vereadores estavam presentes e registrou a ausência de três parlamentares. Mesmo com a votação prejudicada, a iniciativa pode ser reapresentada no futuro.