Em vídeo com advogado, Elize Matsunaga agradece apoio para ganhar liberdade condicional

 



Elize Matsunaga comemorou na noite de segunda-feira (30) a decisão da Justiça de São Paulo que concedeu a ela liberdade condicional. Ela estava presa desde 2012 por matar e esquartejar o marido, o empresário Marcos Matsunaga e, conforme a decisão, cumprirá o resto da pena em liberdade.

“Agradeço a todos que me apoiaram. Agradeço a todos que me incentivaram”, afirmou Elize. Ela diz estar ciente de suas obrigações. “Sem voltar pra aquele lugar. Sem cometer mais nenhum delito”, disse. “A gente pode alimentar a fé, mesmo na escuridão”, concluiu ela em vídeo divulgado nas redes sociais por seu advogado, Luciano Santoro.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, Elize deixa o presídio sem necessidade de usar tornozeleira eletrônica. A saída ocorre poucos dias após o assassinato ter completado dez anos, em maio.

Elize terá de cumprir determinações previstas na legislação sobre liberdade condicional, como:

— obter ocupação lícita, dentro de prazo razoável se for apto para o trabalho
— comunicar periodicamente ao juiz sua ocupação
— não mudar do território da comarca do juízo da execução, sem prévia autorização deste

Ela foi condenada em 2016 a mais de 19 anos de prisão por homicídio doloso qualificado, por impossibilidade de defesa da vítima, além de destruição e ocultação de cadáver.

Elize conseguiu remição de parte da pena, que caiu para 16 anos, ao fazer cursos disponíveis na prisão e ler livros para reduzir o tempo de pena no cárcere. Além disso, trabalhou na oficina de costura do presídio.

Em 2019, Elize já tinha conseguido ir para o regime semiaberto e passou a ter direito às saídas temporárias em datas comemorativas. Agora, ela obtém a liberdade condicional.

O crime

Marcos Matsunaga foi morto dentro do apartamento em que morava com a mulher e a filha do casal. Elize foi flagrada pelas câmeras de segurança carregando três malas. As partes do corpo foram colocadas em sacos plásticos e jogadas na beira de uma estrada de Cotia, na Grande São Paulo, em um raio de 4 quilômetros.

Após o crime, ela chegou a enviar um falso email à família Matsunaga em que afirmava que Marcos tinha fugido com uma amante. A verdade veio à tona dias depois com o encontro do corpo e o reconhecimento pelo irmão da vítima. Elize acabou confessando o crime e relatou que matou o marido durante uma briga, após descobrir que ele tinha uma amante.

Após cerca de dez anos presa, Elize agora tem a possibilidade de cumprir a pena em liberdade. Ela tem expectativa de poder rever a filha, que ficou com a família de Marcos Matsunaga e que, atualmente, tem 11 anos.

Fonte:R7