Governo do Estado desiste de pedágio entre Ibaté e Araraquara




O governador Rodrigo Garcia assinou nesta segunda-feira, 2 de maio, o autorizo para o lançamento do novo edital de licitação do Lote Noroeste, em São José do Rio Preto.  A nova concessão proporcionará vultuosos investimentos, novas intervenções em atendimento às demandas da população da região, inovações tecnológicas, além da redução de tarifas nos pedágios existentes. O conjunto de melhorias prioriza a oferta de serviços de excelência ao usuário da malha viária paulista concedida, de acordo com as diretrizes do Programa de Concessões Rodoviárias, regulado pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

“Eu anuncio aqui a relicitação da Washington Luiz, com a redução de 15% do valor do pedágio e com a inclusão de obras importantes como a marginal da rodovia daqui de São José do Rio Preto, desafogando o tráfego urbano”, disse Rodrigo Garcia que descartou a instalação de novos pedágios, inclusive o que estava previsto para funcionar entre São Carlos e Ibaté.


A concessionária vencedora do leilão, previsto para ser lançado na primeira quinzena de junho, assumirá aproximadamente 600 quilômetros de cinco rodovias (SP 310, SP 333, SP 326, SP 351 e SP 323), por um período de 30 anos. 


O novo modelo de concessão prevê recursos de R$ 12,4 bilhões, incluindo R$ 8,4 bilhões em investimentos e R$ 4 bilhões em operação. Destaque para a construção da terceira faixa na rodovia Washington Luiz (SP-310), do Km 425 ao 454+300, entre Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol, atendendo um pedido antigo da região de Rio Preto.


O plano de modernização e obras do Lote Noroeste inclui a construção de 122 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de terceiras faixas, três pontos de parada e descanso, 38 novos dispositivos, 18 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 37 passarelas de pedestres, conservação das rodovias e exploração do sistema rodoviário de acordo com os padrões de qualidade exigidos nos contratos regulados pela ARTESP. Entre as obras para garantir  maior segurança e fluidez do tráfego, está a implantação de 43 quilômetros de marginais, segregando o trânsito urbano do  rodoviário na região. Serão viabilizados também 75 quilômetros de ciclovias e três novas balanças fixas.