Primeira onda de frio chega ao Sul do Brasil; SC tem chance de neve e geada

 



Deve haver temperaturas baixas, geada e com chance de neve. Os modelos meteorológicos mostram a chegada de sistemas mais intensos

Além do Paraná, Santa Catarina também se prepara para uma onda de frio, a mais intensa do ano até então, na próxima semana. Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), uma massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil no decorrer da noite deste domingo (15/5), provocando declínio acentuado de temperatura. 

Vista da paisagem coberta pela neve na região da Serra do Rio Rastro em 2020 | Foto: Guilherme Hahn/Ishoot/Estadão

De acordo com a Epagri, há indicativo de possibilidade de neve em Santa Catarina, especialmente no Planalto Sul do Estado, entre a Serra e o Sul, entre terça (17/5) e quarta-feira (18/5). Isso acontece devido a “umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C. Essa combinação favorece a ocorrência de neve”, informou a Epagri.

Além disso, há condição para formação de geada e mínima negativa nas áreas altas de Santa Catarina, devido a umidade relativa do ar baixa e temperatura baixa. Isso deve acontecer a partir de quinta-feira (19/5).

A partir da próxima segunda-feira (16), as temperaturas devem despencar no Paraná e, em algumas cidades, os termômetros têm previsão de chegar a quase 0ºC, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).