O Palmeiras entrou em campo defendendo a invencilibilidade de 12 partidas sem perder no Brasileirão 2022, e podendo aumentar a diferença para o segundo colocado, mas não conseguiu ganhar do Avaí. Os times empataram por 2 a 2, na tarde deste domingo (26), no estádio da Ressacada, com o Alviverde chegando aos 29 pontos.
A igualdade palmeirense com o retorno de Abel Ferreira, na beira do campo, foi conseguida com os gols de Gustavo Scarpa, de pênalti e Rony, na etapa final. Os tentos do time catarinense foram marcados no último lance do primeiro tempo, com Bissoli, também, de pênalti e pelo meia Jean Pyerre, de falta.
Apesar disso, o Verdão, ampliou sua vantagem 13 jogos sem perder pelo Campeonato Brasileiro e seguiu com o melhor ataque (27) e um saldo positivo de 17 gols contra 7 do Corinthians que ocupa a segunda colocação.
Próximos jogos
O Palmeiras iniciará sua disputa pelas oitavas de final da Libertadores. A partida será na próxima quarta-feira (29), às 19h15, contra o Cerro Porteño, do Paraguai, no estádio Estádio General Pablo Rojas. Já o Avaí, terá a semana livre e volta a jogar no próximo domingo (3), às 11h, também na Ressacada, diante do Cuiabá, pela 15ª rodada do Brasileirão.
O jogo
O Palmeiras entrou com um time misto diante dos catarinenses, já sabendo do tropeço do Corinthians e podendo ampliar a vantagem na liderança e antes dos 10' do primeiro tempo, o Verdão quase abriu o placar.
Aos 5', depois de um cruzamento de Breno Lopes, o centroavante Rafael Navarro ganhou a disputa com a zaga do Avaí e cabeceou para a defesa do goleiro Vladimir, no estádio da Ressacada.
Os 30' seguintes foram de muita entrega entre às equipes em Santa Catarina, mas de pouca qualidade técnica e praticamente nulas as chances de gols criadas por Palmeiras ou mesmo pelo Leão.
Aos 43', o meio-campo Eduardo, depois de um corte errado de Mayke, dominou e finalizou de forma perigosa, da entrada da área e o goleiro Weverton chegou a pular na bola que saiu pelo lado da meta palmeirense.
Aos 50', o juiz Wagner Magalhães marcou pênalti do zagueiro Gustavo Gómez no meio-campista Raniele do Avaí. Bissoli bateu e abriu o placar.
Etapa final
A volta dos vestiários foi eletrizante para os palmeirenses. Afinal, com menos de 1', foi marcado outro pênalti no jogo, desta vez, para o time de Abel Ferreira, que viu o chute de Breno Lopes ser bloqueado pelo zagueiro Bressan, com a mão esquerda. Gustavo Scarpa bateu e empatou.
Aos 5', após um cruzamento do lateral-direito Mayke, o atacante Wesley pegou uma bola de primeira, no alto, e a bola passou raspando o gol defendido pelo Avaí.
Em uma resposta ao gol e a pressão, em seguida, aos 12', o lateral Kevin bateu uma falta na entrada da área e obrigou a defesa do Weverton. Três minutos depois, Navarro, perdeu um gol de frente para Vladimir, ao chutar sozinho, por cima. No entanto, corretamente, o bandeirinha havia marcado impedimento.
Aos 20', depois de uma jogada individual de Wesley, pela ponta esquerda, o camisa 11 fianlizou cruzado para a área e o atacante Rony, que, havia entrado no lugar de Breno Lopes, completou para o gol, virando a partida em favor do Verdão, no estádio da Ressacada.
Aos 27', o Avaí, conseguiu o empate em uma bola parada. O meia Jean Pyerre, que entrou no segundo tempo, cobrou uma falta sem chances para a defesa de Weverton, que assistiu a bola bater na trave e balançar às redes em favor do Leão.
Depois da igualdade conquistada no segundo tempo, os dois times pouco conseguiram produzir para vencer o jogo e acabaram no estádio da Ressacada sem ter uma equipe vencedora e o Verdão chegando aos 29 pontos.
O Palmeiras ainda tentou o gol da vitória, com Rony, de cabeça. Mas parou em Vladimir que fez bela defesa.
FICHA TÉCNICA
Avaí 2 x 2 Palmeiras
Local: Ressacada, Santa Catarina (SC)
Data e hora: domingo (26/06), às 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Quarto árbitro: Edson da Silva (SC)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Cartões amarelo: Luan, aos 4' 1º/T (Palmeiras); Willian Pottker, aos 17' 1º/T e Bressan, aos 1' 2º/T (Avaí)
Gols: Bissoli, de pênalti, aos 52' 1º/T e Jean Pyerre, aos 27' 2º/T (Avaí); Gustavo Scarpa, de pênalti, aos 2' 2º/T e Rony, aos 20' 2º/T (Palmeiras)
AVAÍ: Vladimir; Kevin, Arthur Chaves, Bressan e Cortez; Raniele (Lucas Ventura), Bruno Silva e Eduardo (Jean Pyerre); Willian Pottker, Muriqui (Morato) e Bissoli (Jean Kleber). Técnico: Eduardo Barroca.
PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Mayke; Jorge, Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael, Wesley (Dudu) e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Breno Lopes (Rony) e Navarro (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira.
Fonte>R7