HOMEM É SOCORRIDO PARA SANTA CASA APÓS EXTRAIR DENTE EM ARARAQUARA

 




Na manhã desta terça-feira (21), um homem de idade e nome não divulgados foi socorrido para Santa Casa de Araraquara após extrair um dente na UNESP, em Araraquara.

Segundo informações, a vítima é cardiopata, e no momento que extraiu o dente começou um sangramento muito forte, e foi necessário encaminhar ele para Santa Casa de Araraquara.

O SAMU foi acionado, prestou os primeiros socorros, e encaminhou a vítima para Santa Casa de Araraquara com muito sangramento.


NOTA DA UNESP.


Conforme informações oficiais obtidas com os responsáveis pelo atendimento, o paciente em questão foi avaliado inicialmente pela equipe de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Unesp Araraquara, na data de 05/06/2022, no Hospital Santa Casa de Araraquara, a pedido do médico plantonista, devido a sangramento intrabucal. O paciente já havia sido submetido a embolização de ramos da artéria carótida externa, para correção de malformação vascular, e também a instalação de “stent” na carótida interna direita. Tratava-se de paciente com alto risco para sangramento para procedimentos cirúrgicos na região da face e maxilares devido às alterações vasculares. Naquele momento, o paciente apresentava dor no segundo molar inferior direito, que tinha indicação de extração. Após avaliação do caso em conjunto com o cirurgião vascular do paciente, decidiu-se não extrair o dente naquele momento, já que os procedimentos vasculares estavam recentes e era necessário esperar para reduzir o risco de hemorragia. Ficou decidido que o paciente realizaria o procedimento, de forma ambulatorial, na FOAr-Unesp após liberação pela cirurgia vascular. Na data do dia 21/06/2022, o paciente compareceu para o procedimento, já liberado pelo vascular para extrair o dente. Mesmo assim foi  realizado contato telefônico com o  cirurgião  vascular do  paciente, que orientou que: se houvesse algum sangramento diferente do normal (sempre há uma possibilidade nesses casos), o paciente deveria ser encaminhado para a Santa Casa. Para a cirurgia foram realizados todos os cuidados pré-operatórios de rotina, bem como profilaxia antibiótica. Durante o procedimento houve um sangramento, que foi totalmente controlado com medidas locais, na própria Faculdade. Contudo, o paciente foi encaminhado para Santa Casa, conforme acordado previamente, já que apresenta uma má formação vascular previamente tratada e que necessita ser reavaliada nestes casos, inclusive para verificar se mais algum procedimento vascular seria necessário. Portanto, não houve surpresas, o tratamento progrediu como esperado e foi corretamente realizado. O paciente, no final do dia 21/06/2022, já se encontrava de alta hospitalar e aguardando para retornar no ambulatório do Serviço de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da FOAr-Unesp para acompanhamento.