Represa do Pinheirinho é própria para banho, assegura Daae

 




O Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) assegura, atualmente, o uso da represa do Parque Pinheirinho para banho. A informação foi fornecida após o Requerimento nº 556/2022, de autoria do vereador João Clemente (PSDB), em que solicitava resultados do monitoramento da água da represa. 

No documento, o parlamentar expressava preocupação quanto à segurança dos banhistas. “A represa do Parque Pinheirinho é um local de recreação e onde parte da população passa momentos de lazer com toda sua família. Desse modo, entender os índices que aferem a qualidade das águas, os resultados do monitoramento, a segurança e a salubridade na utilização das águas da represa é um direito ambiental da população araraquarense e demais utilizadores do Parque Pinheirinho”, disse Clemente.  

            Entre outras questões, o vereador pediu informações sobre os índices microbiológicos e da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) encontrados nas águas da represa do Parque Pinheirinho nos últimos seis meses do ano de 2022 e se tais índices estariam em conformidade com as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). 

            Embora alegue que não seja de sua competência o monitoramento da represa, cabendo tal atribuição à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Daae realizou uma análise no dia 13 de julho deste ano. 

De acordo com o resultado dos estudos, os índices de DBO e microbiológicos obtidos foram, respectivamente, de 2,9 mg/L e 100 UFC/100ml, enquanto os valores máximos permitidos pelo Conama são de 5,0 mg/L e 200 UFC/100ml. “Conforme pode ser observado no resultado das análises, atualmente podemos assegurar o uso da represa para balneabilidade”, diz o ofício assinado pela Diretora de Tratamento de Água e Esgotos, Anna Padilha.