O que se espera para o inverno é um tempo frio na maior parte dos dias, porém, o mês de agosto tem surpreendido os paulistanos por causa do "sobe e desce" da temperatura. Só nesses 12 primeiros dias, São Paulo teve registros de 30°C e 13°C, bem como calor, ventania e até uma chuva fraca.
O mesmo quadro deve se repetir no fim de semana. A previsão para este sábado (12) é de calorão, com termômetros atingindo os 31°C, com possibilidade de chuva fraca à noite, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência Climática).
Já no domingo (13), Dia dos Pais, a temperatura deve cair bruscamente, com máxima de 18°C, chuviscos e nebolusidade. Já a mínima pode chegar a 14°C.
A meteorologista e pesquisadora Daniela Freitas explicou ao R7 que o fenômeno climático El Niño é a razão dessa oscilação na temperatura. "O El Niño favorece temperaturas mais altas no inverno, porém, não descarta a possibilidade de haver precipitações, com a entrada de massas de ar frio", disse.
Ela afirma, ainda, que o fenômeno climático pode influenciar o verão de todo o Brasil, com temperaturas ainda mais altas do que o normal, chegando aos 40°C.
"Nesses primeiros dias do mês tivemos um padrão de bloqueio atmosférico, as temperaturas ficaram um pouquinho mais altas e estava bem seco e houve essa mudança, com a passagem de frente fria", comenta.
Segundo a especialista, ainda são previstas mais duas passagens de frentes frias até entre a terceira e a quarta semana de agosto, com possibilidade de geada principalmente no sul do país, que devem impactar São Paulo.
Apesar do sobe e desce da temperatura neste inverno, Daniela conta que a previsão é de que o mês agosto, pelo menos em São Paulo, feche com o clima "dentro da normalidade". Em outras regiões do país, como no sul da Amazônia, Pará, Maranhão, por exemplo, a temperatura deve ficar acima da média.
• Sábado (12): mínima de 17ºC e máxima de 31ºC;
• Domingo (13): mínima de 14ºC e máxima de 18ºC;
• Segunda-feira (14): mínima de 15ºC e máxima de 24ºC.
Fonte:R7