Desfile do 7 de Setembro terá mais policiais que posse de Lula, diz governadora em exercício do DF

 




A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou que o desfile do 7 de Setembro contará com mais policiamento do que a posse do presidente Lula, em janeiro. Ao todo, serão mais de 2.500 homens — da Polícia Civil e Polícia Militar —  que vão atuar na Esplanada e nas proximidades. Segundo dados do governo federal, são esperadas 30 mil pessoas. 

"Quero deixar inclusive um recado: nós teremos mais policiais do que no dia da posse do presidente Lula. Então aquela pessoa que quiser ir para a Esplanada, para ver o desfile, em um ar de democracia, será muito bem-vinda, mas aquelas pessoas que estão querendo vir para o Distrito Federal para fazer bagunça, fazer arruaça, as forças de segurança irão agir, estão preparadas, é essa a nossa orientação", ressaltou Celina durante uma agenda oficial. 

A governadora em exercício explicou que o GDF criou nesta quinta-feira (31) o Gabinete de Mobilização Institucional, que vai acompanhar os eventos do Dia da Independência. Além de órgãos locais, pastas do governo federal vão fazer parte do esquema de segurança. O grupo vai funcionar até o dia 8 de setembro. 

"O GDF está preparado, e nós confiamos na nossa segurança pública. Mas, dessa vez, nós queremos compartilhar dados, caso [apareçam] informações divergentes. [...] Ou seja, é um monitoramento, é uma integração para que a gente possa ter um espírito colaborativo, para que a gente possa ter um dia de paz no dia 7", reforçou.

Força Nacional

Nesta quinta (31), Celina pediu o apoio da Força Nacional durante as celebrações na Esplanada. O ofício foi enviado ao ministro Flávio Dino e reforçado em uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

O ofício foi enviado ao ministro Flávio Dino

O ofício foi enviado ao ministro Flávio Dino

FOTO: RENATO ALVES/ AGÊNCIA BRASÍLIA

“É realmente prevenir, para que as pessoas possam vir e se sentir seguras no dia 7 de setembro”, disse a governadora em exercício. 

De acordo com Cappelli, ainda será decidido o número de homens da Força Nacional que vão atuar durante o evento. “A Força Nacional é uma força complementar. Eu repito o que eu disse durante toda a intervenção: eu tenho plena confiança na Polícia Militar do Distrito Federal, na Polícia Civil e nas forças de segurança do DF”, disse o secretário-executivo.

Fonte:R7