O mês de janeiro está chegando, e é hora de pensar no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Todos os veículos com até 20 anos de fabricação devem recolher o imposto, mas a alíquota varia conforme o estado. Em São Paulo, o valor é de 4% para automóveis, enquanto picapes de cabine simples, ônibus e motos pagam 2% sobre o valor venal de tabela do veículo. Caminhões recolhem 1,5%, enquanto carros de locadoras pagam apenas 1% de imposto.
Sob o sol de 32º, motoristas enfrentam o congestionamento na marginal Tietê, no sentido Castelo Branco, próximo à ponte da Casa Verde
EDU GARCIA/R7 - 04.12.2023Para saber o valor exato, é possível fazer o cálculo diretamente no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) paulista, neste link. Alguns estados ainda enviam o tributo para a residência do motorista para que seja feito o pagamento.
No fim de ano e começo do seguinte, contas que o contribuinte tem que pagar: IPTU, IPVA, seguro do veículo etc.
EDU GARCIA/R7 - 19.12.2023Em São Paulo, o valor do IPVA pode ser pago à vista, mas o desconto está menor: 3% se o pagador recolher o imposto em fevereiro. Quem deseja parcelar pode fazê-lo em até cinco vezes, entre janeiro e maio, sem desconto. O vencimento varia conforme o final da placa do veículo.
Sob o sol de 32º , motoristas enfrentam o congestionamento na marginal Tietê. Veiculos passaram por termômetro ao entrarem na ponte da Casa Verde, no sentido da av. Braz Leme
EDU GARCIA/R7 - 04.12.2023O preço dos carros caiu em 2023, segundo a tabela Fipe. Por isso, o IPVA ficará, em média, 4,1% mais barato no estado de São Paulo. A tabela Fipe de 12.642 modelos sobre os quais incide o IPVA já foi publicada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. Vale saber que veículos usados em serviços essenciais, PCDs, táxi e transporte escolar têm desconto ou até mesmo isenção para pagamento desse tributo.
Como pagar o IPVA?
Campanha do IPVA 2024
GOVERNO DO ESTADO DE SPPara quitar o IPVA, é possível fazê-lo na rede bancária, tanto nas agências quanto nos aplicativos bancários. Basta ter em mãos o Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e fazer o pagamento.
Também é possível gerar o boleto do IPVA por meio da Secretaria da Fazenda de cada estado. Em São Paulo, por meio deste link, é possível gerar o boleto ou fazer o pagamento via Pix.
fonte:R7