Pai, marido, empresário e apaixonado por voar. Delcides Menezes Tiago, de 65 anos, era o piloto do avião de pequeno porte que caiu em Jaboticabal, no interior de São Paulo, neste sábado (23). Ele e mais quatro pessoas que estavam a bordo não sobreviveram ao acidente.
Casado há 30 anos com Maria Angélica de Freitas e empresário do ramo de óticas, Delcides costumava levar amigos e familiares para voar com ele. Em entrevista ao R7, a filha do piloto, Tiele Tiago, afirmou que a morte do pai causou grande comoção.
“No momento que soube [do acidente], fui até o local. Os amigos dele chegaram antes de mim ao local e já haviam reconhecido o avião”, explicou Tiele.
Tiele disse que ela e a mãe sabiam da viagem deste sábado com o avião de pequeno porte, e que era comum Delcides convidar conhecidos para voos curtos. As duas também sempre estavam a bordo da aeronave, mas não embarcaram desta vez.
Com Delcides estavam no avião Edson da Silva Teles, Eduarda Garcia, José Ricardo Teles e Renata Garcia Nogueira. O impacto da aeronave no solo fez com que o avião pegasse fogo.
Tiele informou que os corpos não seriam liberados na noite de sábado porque estavam carbonizados. Por isso, a cerimônia de despedida ainda não tem data marcada.
Delcides tinha o hábito de levar amigos para passear de avião. Neste sábado (23), não foi diferente, mas desta vez transportava o grupo para passar a comemoração de Natal com a família em Monte Alto (SP).
O empresário voltava de Fernandópolis, a cerca de 230 quilômetros de Monte Alto, onde havia ido buscar os amigos, segundo o Corpo de Bombeiros.
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, localizado em São Paulo, e do órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para periciar o local e verificar a documentação do avião.
"A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", informou a FAB (Força Aérea Brasileira) em nota.
O motivo que levou à queda o avião ainda é desconhecido, mas pode estar relacionado à chuva intensa que ocorria na região.
Fonte:R7