A linha Vermelha terá uma faixa de acesso exclusivo à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na zona norte do Rio de Janeiro.
Segundo a Cet-Rio, a medida tem o objetivo de ordenar o trânsito por causa do aumento do fluxo de carros na via expressa, em decorrência do maior número de voos no Galeão.
A previsão é que a operação comece no fim de janeiro após a finalização da obra do asfalto liso e a instalação de toda a sinalização.
O acesso à faixa exclusiva será para veículos que trafegarem pela linha Vermelha com destino à Ilha do Governador ou o Galeão.
O corredor de 2.200 metros de extensão será implementado na linha Vermelha, sentido Baixada Fluminense, entre a ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha do Governador.
Para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada, haverá fiscalização eletrônica.
Os veículos que utilizarem a faixa deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador. Caso sigam para a Baixada, o sistema detectará que houve evasão.
O objetivo é organizar os fluxos e dar maior fluidez tanto para quem vai em direção à Ilha, quanto para quem vai em direção à Baixada, segundo a Cet-Rio.
Em 2024, a prefeitura calcula um crescimento de 30% no volume diário médio de veículos que trafegam em direção à Ilha do Governador.
No ano passado, cerca de 30 mil veículos seguiam em direção à Ilha do Governador — o que representava ⅓ do fluxo. Outros 60 mil trafegavam em direção à Baixada Fluminense.
O fluxo do trânsito deve mudar em razão do aumento na movimentação de passageiros no Galeão.
Em 2023, as autoridades decidiram limitar a quantidade de voos no Aeroporto Santos Dumont e transferir a demanda para o Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Fonte:R7