Moradores da cidade de São Paulo com idade acima de 6 meses podem se vacinar contra a gripe em qualquer uma das 471 UBS (Unidades Básicas de Saúde) a partir desta quinta-feira (2). Devido à baixa adesão dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde expandiu a campanha de imunização para a maioria da população em todo o país.
A oferta das vacinas, todavia, é definida pelos municípios. Na capital paulista, a ampliação da imunização foi possível porque há um estoque de mais de 1 milhão de doses.
Apenas 27% do grupo prioritário (4,5 milhões de pessoas) haviam se vacinado contra a gripe na cidade de São Paulo até o dia 30 de abril, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, disse a ministra Nísia Trindade, em nota.
Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado pela pasta. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.
A Região Norte não está incluída na ampliação do público-alvo, pois iniciou a campanha em novembro de 2023.
Fonte:R7