- Noite do Funk- Hip Hop começa às 18 horas, apresenta Thaíde e MC Andrezinho do Complexo, além de atrações locais
O Hip Hop e o funk brasileiros tem espaço na Facira e recebe um dos maiores representantes do gênero: o rapper Thaíde. A quinta-feira, 23 de agosto, tem ainda MC Andrezinho do Complexo e os pratas da casa: Morfy Bomani, Hedinho Bueno, Franklin Gomes e Guilherme Moreira, além da Batalha da Fonte.
Morfy Bomani abre a programação com discotecagem, no Palco Facira, a partir das 18 horas. O repertório traz rap’s de décadas variadas, com grandes hits. Na sequência, às 19 horas, tem a Batalha da Fonte – espaço para disputas de rimas, com MCs de Araraquara e região. Também, uma apresentação de funk antecede o show de Mc Andrezinho do Complexo: os dançarinos Franklin Gomes e Guilherme Moreira, juntamente com o DJ Hedinho Bueno, prometem uma apresentação eletrizante, representando as habilidades da juventude araraquarense.
Natural do Rio de Janeiro do complexo do alemão, Mc Andrezinho do Complexo faz show a partir das 21 horas, no Palco Facira. Além de funkeiro, músico, poeta e compositor, Mc Andrezinho do Complexo tem diversos outros atributos: é ativista cultural, produtor de eventos, educador social, empreendedor, pesquisar empírico dos movimentos urbanos juvenis de funk nas periferias, promotor de rodas de aprendizado sobre funk, educação, juventude e arte, oficineiro de escrita criativa e letra e rima.
O funkeiro começou a cantar em 2003 e sua maior dedicação é promover o funk como ferramenta de ensino aprendizado e mostrar para a sociedade que a cultura funk é vetor de transformação humana e social.
O rapper fecha a programação da Noite do Funk-Hip Hop com show previsto para as 22 horas. Thaíde é considerado um grande nome do movimento hip-hop não apenas pela obra musical, mas também por levar o gênero ao rádio e à televisão.
Na telinha, ele substituiu KL Jay no comando do Yo! MTV Raps, posteriormente apresentou o Manos & Minas, da TV Cultura, e emprestou a voz ao Metro Black, da rádio Metropolitana. Na Globo, o rapper interpretou a personagem Marcelo Diamante na série Antônia e foi um dos repórteres da série A Liga, da TV Bandeirantes. Além disto, em sua história recente, Thaíde foi repórter da TV Band, atuando como apresentador do programa “A Liga” – considerado pela crítica como um dos mais importantes jornalísticos da TV brasileira. Ainda, em 2017, participou do programa de casais Power Couple Brasil, da Rede Record.
Ainda, Thaíde conta com uma filmografia significativa, com os filmes: “Dois Coelhos”, “Caixa Dois”, “Batalha, a guerra do vinil”, “Opala Azul Negão”, “Soroche – o filme”, além de participações nas TVs, como em “Antônia” (Globo), Megaliga MTV de VJs Paladinos (MTV Brasil), Era uma vez uma história (Band) – entre outros.
Sua discografia inclui a parceria com DJ Hum, com álbuns lançados de 1988 a 2000, e também de sua carreira solo, com discos e EP, sendo o último deles lançado o ano passado: “Vamo que vamo que o som não pode parar”.
Para a Facira, Thaíde deve trazer sucessos, como “Afro Brasileiro”, “Povo de Aruanda” e “Hip-Hop Puro”.
Vale lembrar que no dia 23 de agosto os portões da Facira serão abertos às 18 horas. A “Noite do Funk/Hip Hop” apresenta no Palco Facira: Discotecagem com Morfy Bomani, às 18 horas; Batalha da Fonte, às 19 horas; MC Andrezinho do Complexo, às 21 horas; e Thaíde, às 22 horas. O ingresso para a Facira é solidário: pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível, a fim de ser revertido ás entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
SERVIÇO:
Facira 2018
Dia: quinta-feira (23 de agosto)
· Noite do Funk/Hip Hop
Local: Palco Facira
18h: Discotecagem Morfy Bomani
19h: Batalha da Fonte
21h: MC Andrezinho do Complexo
22h: Thaíde
Ingressos solidários: doação de 1 kg de alimento não perecível