Vacinação contra a gripe é antecipada e começa nesta segunda (23)



Visualização da imagem
Na primeira fase, serão vacinadas pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde; atendimento será feito em 34 unidades de saúde e no Sesa


A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, do Ministério da Saúde, foi antecipada e começa nesta segunda-feira (23). Em Araraquara, 34 unidades de saúde em todos os bairros e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) irão integrar a rede de vacinação contra a gripe.

A partir de segunda-feira, na primeira fase da campanha, serão vacinados os idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da Saúde. Os horários serão os habituais dos postos de saúde: das 7h às 16h30.

Segundo o ministério, a priorização dos idosos na primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de protegê-los contra esse vírus e auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem, acelerando o diagnóstico para a COVID-19.

O mesmo diagnóstico é feito pela enfermeira Fabiana Araújo, da Vigilância Epidemiológica, que integra o Comitê de Contingência do Coronavírus. “A campanha de influenza vem nos ajudar como estratégia de enfrentamento do coronavírus, porque a gente quer o sistema de saúde preparado e capaz de atender tudo”, afirma.

As unidades de saúde estão sendo preparadas para não causarem aglomeração de pessoas, além de distribuírem máscaras para pacientes com sintomas gripais. Além disso, é recomendado que os idosos compareçam nos postos de saúde sozinhos, se for possível, para reduzir o número de pessoas nas unidades.

No próximo sábado (28), os postos de saúde irão abrir para vacinação exclusiva dos idosos. A partir de 16 de abril, na segunda etapa, a campanha passa a atender também professores (de escolas públicas ou privadas) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

E em 9 de maio, na última etapa, serão priorizados crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, adultos entre 55 e 59 anos, doentes crônicos, grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes) e pessoas com deficiência. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Confira o calendário da vacinação contra a gripe:
23 de março (segunda-feira): idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da saúde;
28 de março (próximo sábado): mutirão de vacinação dos idosos;
16 de abril: professores (de escolas públicas ou privadas) e profissionais das forças de segurança e salvamento;
9 de maio: crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, adultos entre 55 e 59 anos, doentes crônicos, grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes) e pessoas com deficiência;
23 de maio: último dia da campanha.