São Carlos tem a menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre as cidades com mais de 200 mil habitantes




A taxa de mortalidade por habitante (per capita) é um “bom” indicador na avaliação do desempenho dos municípios (compreendendo sociedade, governo e sistema de saúde) no “combate” à pandemia do covid, pois reflete, em grande medida, a conscientização dapopulação (uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, etc.), as ações empreendidas pelo poder público municipal (comunicação eficaz com a sociedade, imposição de restrições de atividades, fiscalização das restrições adotadas, etc.) e a performance do sistema municipal de Saúde.


Na tabela em anexo estão relacionadas as taxas de mortes por covid-19 (coronavírus) nas cidades do estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes. A população utilizada nos cálculos é aestimada pelo IBGE para o ano de 2020 (ainda não foi publicada a estimativa para 2021).O número de mortes por covid corresponde aos valores disponibilizados na internet pelas prefeituras dos municípios no dia 13 de março de 2021 (último sábado). 


Os cinco municípios com melhor desempenho (menores taxas) são: São Carlos (1º lugar), Embu das Artes (2º), Marília (3º), Taubaté (4º) e Franca (5º). Os cinco piores (maiores taxas) são: Santos (41º), São José do Rio Preto (40º), Santo André (39º), São Bernardo do Campo (38º) e Guarujá (37º).


Como referência, a taxa de mortalidade por covid no estado de São Paulo considerando o número de mortes até o dia 13/03/2021 (63.965 óbitos) é de 138,19 mortes por 100 mil habitantes e, no Brasil (277.216 óbitos), de 130,91 mortes por 100 mil habitantes.   


Situação mais crítica vive São José do Rio Preto (penúltima colocada) e em Santos (última colocada) onde, proporcionalmente, morrem cerca de quatro vezes mais pessoas.    


Fonte: São Carlos Agora