Santa Casa fecha mais dois leitos de UTI Covid devido a escassez de kits de intubação




A Santa Casa de São Carlos informou que desativou nesta quinta-feira (15) mais dois leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 em função da dificuldade de adquirir sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares, em falta no mercado. No dia 25 de março o hospital havia fechado quatro leitos pelo mesmo motivo.



"A nossa preocupação é extrema com relação a isso. O planejamento é feito, porém não existe uma previsibilidade da indústria para o abastecimento", disse o diretor administrativo da Santa Casa, Remídio Vizzoto Júnior, em entrevista na noite de ontem ao Jornal Nacional. 


O problema não é exclusivo da Santa Casa de São Carlos. Ontem, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo afirmou que de 160 hospitais, que responderam a uma pesquisa, a maioria já está com estoques comprometidos de anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.


Em contato com mais de 22 fornecedores nas últimas 24 horas, os hospitais não encontraram possibilidade de compra. “A Secretaria estadual tem ajudado, mas também não está conseguindo grandes volumes. Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica”, alertou o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.


Fonte: São Carlos Agora