Araraquara sedia encontro de Dirigentes Municipais da Educação

 




O ciclo formativo da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) de 2021 contemplou o polo de Araraquara com a Formação “Educação Integral: possibilidades práticas para a Educação Infantil e Anos Iniciais”, realizada em parceria com a Pearson e com apoio da Secretaria Municipal da Educação, integrante do Polo de Araraquara.

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (4) na sala de multiuso do Centro Internacional de Convenção “Doutor Nelson Barbieri” e reuniu mais de 60 dirigentes municipais, profissionais da educação e técnicos das Secretarias de Educação, representativos dos 19 municípios da região de Araraquara e de outras cidades do estado como Itirapina, São José do Rio Preto e Votuporanga.

As palestrantes Cristine Cunha, que é pós-graduada em Gestão Escolar e Metodologias Ativas, e Priscila Madaleno, pós-graduada em Psicopedagogia, expuseram o painel Educação Integral com foco no aluno e seus aspectos social, físico, emocional e intelectual.

Para a secretária municipal da Educação, Clélia Mara Santos, o tema é importante e aborda, além os conteúdos didáticos, a centralidade do aluno no processo escolar.

“Uma das principais questões envolvendo o desenvolvimento integral é a percepção do aluno em toda sua integralidade, como sujeito. É aprofundar o conhecimento sobre o aluno e com o aluno, potencializar as suas mais diferentes possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento nas dimensões cognitiva, emocional, física, social, cultural, resume Clélia.

Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma Associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986. Um ano depois, em junho de 1987, foi realizada a ‘Assembleia Geral’, em São Paulo, que instituiu a ‘União dos Dirigentes Municipais do Estado de São Paulo.’

Logo, quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta. (fonte: site oficial Undime)