Japão não registra mortes por Covid pela primeira vez em 15 meses

 



O Japão não registrou nenhuma morte diária por Covid-19 pela primeira vez em mais de um ano no domingo (7), segundo informações divulgadas pela TV japonesa NHK.

Até o último fim de semana, o país não havia registrado um único dia sem mortes causadas pela doença desde 2 de agosto de 2020.

Os casos e mortes de Covid-19 caíram drasticamente em todo o Japão com o avanço da campanha de vacinação no país. Até o momento, 70% de sua população já foi imunizada.

Novas infecções diárias atingiram pico de mais de 25 mil durante onda de agosto impulsionada pela variante Delta do novo coronavírus, que é mais transmissível. Durante todo o período da pandemia, o Japão teve mais de 18 mil mortes por causa da doença.

Para evitar um possível ressurgimento de casos de Covid-19 neste inverno, o governo planeja começar a aplicar doses de reforço da vacina no próximo mês. Além disso, para diminuir as hospitalizações, deve adquirir medicamentos em pílula que têm se mostrado promissores no tratamento de casos mais leves da doença em estudos clínicos.

Shigeru Omi, o principal conselheiro de saúde do país asiático, esboçou nesta segunda-feira (8) uma nova escala para medir a gravidade das infecções por coronavírus. Trata-se de uma ferramenta para prever os leitos hospitalares que podem ser necessários em uma eventual nova onda.

"Aprendemos nos últimos dois anos que precisamos tomar medidas fortes, rápidas e intensivas", disse Omi aos repórteres.

Fonte:R7