Entenda por que os ovos de Páscoa estão mais caros em 2022

 



O preço do ovo de Páscoa disparou em 2022. O produto está 40% mais caro do que em relação ao ano passado, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados).

Entre os principais motivos para a alta nos preços está o aumento da gasolina e do diesel, o que encareceu os custos logísticos da produção. Nos últimos 12 meses, os combústíveis acumulam alta de 33,33% dos preços em 12 meses, conforme dados do IBGE.

O dólar também afetou o valor dos ovos de Páscoa. Apesar de a moeda americana vir registrando quedas, a desvalorização não está sendo sentida no segmento. Isso porque, a preparação para produção dos ovos começou meses atrás, quando o dólar ainda estava mais caro.

“Esse componente inflacionário não passou ainda, o que acaba impactando o setor. Além disso, tivemos uma alta considerável do dólar no ano passado, o que afetou a compra de insumos importados”, avalia a professora de economia da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Nadia Heiderich.

Sem contar ainda o aumento sazional do preço do cacau, que é comum nessa época do ano por causa do aumento da demanda de chocolate.

Ovos perdem lugar para opções mais baratas

undefined


Tradicionalmente, os ovos de Páscoa são mais caros que as outras opções de chocolate para presentear amigos e familiares na data. Mesmo quando têm peso igual ou até menor em gramas que uma barra de chocolate, o ovo geralmente sai mais caro. Isso acontece, por conta, deles terem maior valor agregado e um custo de fabricação mais elevado.

“A produção dos ovos incorpora mais mão-de-obra, mais embalagens, maior custo logístico. Para atender à produção maior, se faz necessário também a contratação de funcionários, mesmo que temporariamente”, explica a professora da FECAP.

O crescimento de empregos na área

Dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) indicam que devem ser gerados 8.518 empregos temporários em fábricas e em pontos de venda, dos quais 31% destinados a empregos diretos e 69% indiretos.

Um levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços) projeta que o comércio deve faturar R$ 2,16 bilhões com a Páscoa de 2022. Considerando valores corrigidos pela inflação, é uma alta de 1,9% em relação a 2021. Mas, segundo a projeção, o volume movimentado ficará 5,7% abaixo do alcançado antes da pandemia, em 2019, quando atingiu R$ 2,29 bilhões.

De acordo com Heiderich, a tendência é que os brasileiros deem preferência para alternativas mais em conta. “O brasileiro tem perdido um pouco o interesse em ovos de Páscoa tradicionais há alguns anos, justamente devido à disparidade de preços. Os consumidores estão buscando soluções mais baratas que vão desde às barras e bombons de marcas conhecidas, como as opções de fabricação artesanal”, afirma.


Fonte:R7