Vídeos mostram pânico e destruição em Marrocos após forte terremoto

 


Momentos após um terremoto atingir a região central de Marrocos, na noite desta sexta-feira (8), diversos vídeos surgiram na web mostrando a destruição e o pânico da população. 

Um deles capturou um prédio de quatro andares vindo abaixo após os tremores. Na legenda, o autor da postagem faz um pedido para que 'Deus ajude as pessoas de Marrocos'. Usuários também compartilharam imagens de marcos marroquinos destruídos ou em risco de colapso, a exemplo da mesquita de Koutoubia.

Outras pessoas que estão no país conseguiram registrar os tremores através de seus pontos de vista, como esta influenciadora francesa, que mostrou o impacto do terremoto de dentro do seu quarto. Visivelmente assustada, ela encerra a gravação após ouvir alguém batendo à porta.

Além dela, outros internautas capturaram suas reações ao momento do terremoto em vídeo. Um deles, feito em uma casa noturna, mostra o pânico dos clientes ao sentirem o chão tremendo. Imediatamente, todos eles se dirigem para fora do local à procura de segurança. Outro, gravado em uma espécie de arcade dentro de um shopping, também mostra o pânico da população tentando deixar o edifício.

Também houve postagens que mostram os marroquinos tentando salvar o que podem dos escombros de prédios e casas parcialmente destruídos pelo tremor.

Enquanto alguns sobreviventes tentavam se livrar da destruição, outros faziam registros para mostrar que estavam em segurança. Um usuário do X (antigo Twitter), se gravou em um lobby de hotel junto de um grupo de pessoas, todas visivelmente apreensivas.

Além dos registros em vídeo, os internautas aproveitaram as redes sociais para expressarem sua solidariedade e preocupação com o povo de Marrocos. 'Eu repito: Marrocos precisa urgente da atenção mundial', escreveu um.

'Não se esqueçam de rezar por Marrocos e pelos marroquinos, por favor. Eles precisam de todas as noças orações, não se esqueçam deles', apelou outro. 

Detalhes do terremoto

O terremoto registrado na noite desta sexta-feira (8) no Marrocos deixou ao menos 632 mortos, segundo balanço do Ministério do Interior do país. Outras 329 pessoas ficaram feridas. A força do abalo sísmico é motivo de divergência entre o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) e o Centro Nacional para a Pesquisa Científica e Técnica, do Marrocos.

Enquanto o primeiro fala em magnitude de 6,8, o segundo aponta para uma força máxima de 7, registrada na província de Al Hauz. De toda forma, segundo veículos de imprensa marroquinos, este é o tremor mais forte já registrado no reino - tão forte que até os atletas da seleção olímpica brasileira, concentrados a mais de 500 km do epicentro, sentiram o terremoto.

Fonte:R7